domingo, 30 de janeiro de 2011

Lotus 72D , Monza , 1972



Na minha opinião , o carro mais bonito e inovador na historia da F1.
Foi com este carro que Emerson Fittipaldi conquistou seu primeiro título mundial de Fórmula 1 em 1972, no circuito de Monza , na Itália ,  mas foi um sufoco o final de semana deste GP.
Emerson estava hospedado em um hotel , próximo de Monza , quando recebe um telefona dizendo que o caminhão que transportava o seu carro , havia capotado na auto estrada. A principio , Emerson achou que era mais uma pegadinha de sua equipe. Após algun segundos de silêncio ao telefone , ele percebe que era algo sério. Ao chegar no local , Emerson não acredita no que esta diante de seus olhos. O caminhão estava tombado , com peças e a sua Lotus totalmente destruída ,  em meio a mato e terra.  Ele então pega um motorista , e seguem para pegarem um outro caminhão que esta estacionado ao sul da França , com o modelo anterior da Lotus , pois o que estava no acidente , poderiam haver trincas eu danos que não eram visíveis.
Começam os treinos e Emerson esta preocupado , pois a Lotus não esta rendendo o que era esperado.
Depois de muitas mudanças na aerodinâmica , suspensão e outros ítens , a equipe resolve trocar o motor da Lotus. O carro apresenta alguma melhora. No dia da corrida , um novo problema surge na Lotus , durante o warm up. Vaza gasolina a poucos minutos da largada. Emerson não acredita no que esta acontecendo. Em tempo recorde , a equipe retira 220 litros de gasolina , troca o tanque , e reabastece com os 220 litros , podendo assim , alinhar. Ao ser perguntado de como o carro estava , Emerson declara: "Pelo menos não estou sentindo gasolina no meu corpo". Na largada , um bom sinal. Seu amigo e adversário, Jack Stwart , tem o cambio de seu Tyrrel quebrado logo na largada. Emerson que largara em 5º estava na 4ª posição. Com o passar da corrida , Emerson sente sua Lotus render bem , e começa a caça aos adversários a sua frente . Com o abandono das Ferraris , Emerson tem apenas que concluir a prova. Ele vence e se torna o mais jovem campeão da história  da Fórmula 1. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário