terça-feira, 12 de abril de 2011

Definidas as mudanças para a curva do Café










                                                                   Curva do Café (vista aérea)      

Curva do Café





Após uma vistoria realizada nesta última segunda-feira em Interlagos, foram definidos os detalhes das obras de construção de uma área de escape na Curva do Café.

Há duas semanas, após um acidente neste trecho, o piloto Gustavo Sondermann morreu durante a etapa da Copa Montana. Na mesma curva, Rafael Sperafico também sofreu um acidente fatal em 2007.

Segundo o site oficial da CBA [Confederação Brasileira de Automobilismo], participaram da reunião o ex-piloto Paulo Gomes, diretor de marketing da entidade, Octávio Guazelli, administrador do autódromo, José Aloizio Cardozo Bastos, presidente em exercício da Fasp [Federação de Automobilismo de São Paulo], Pedro Pereira Evangelista e Ruy Takeshi, secretário adjunto e engenheiro da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras da prefeitura de São Paulo, respectivamente.

A nova área de escape se estenderá da Curva do Café até a linha que demarca a entrada dos boxes e terá uma zebra no limite do traçado para demarcar a área. Uma ligeira inclinação também será feita, para ajudar a diminuir a velocidade dos carros que saíram da pista, e o "softwall", que atualmente já está instalado no local, será mantido. Seis lances da arquibancada que fica ao lado do trecho deverão ser retirados.

O projeto final deve ser entregue para a avaliação da CBA nos próximos dias, que, sem seguida, o encaminhará para a FIA. A entidade internacional deve ainda enviar um inspetor técnico para aprovar a construção.

Só então será iniciado o processo de licitação para depois o começo das obras, que, segundo a CBA, deverá ser inaugurada no início de agosto. A entidade ainda afirma que a pista precisará ser interditada apenas na fase final da construção.

"Apesar de a solução no papel parecer fácil, estamos tratando de uma obra de execução complexa por causa dos muros de contenção e de toda estrutura que precisa ser feita. A proposta é de renovação, porque o automobilismo está em constante evolução e as pistas precisam acompanhar esse desenvolvimento", afirmou Guazelli ao site da Confederação.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Domingo Negro em Interlagos

Domingo , 03 de março de 2011.  Dia de corrida em Interlagos. Três categorias correram neste dia.
A Mini Challenger , a Stock Car V8 e a Copa Montana. Ao que tudo indicava , teriamos mais um domingo festivo e de boas corridas . O dia começou com sol e pista seca , depois de uma noite chuvosa em São Paulo.
Os Mini  andaram forte  , assim como os Stock. Quando estava para liberar os box para a Copa Montana , o céu já etava carrancudo , com nuvens escuras pairando sobre o autódromo José Carlos Pace. Começa uma garôa fina , porém intensa que literalmente , encharca a pista. As pick-ups saem dos boxes e depois de algumas voltas e muita conversa , todos resolvem largar com pneus para pista molhada. A largada foi dada sob bandeira amarela e Safety Car na pista. Após duas voltas , o Safety Car vai para os box e o ronco forte das Montanas , ecoam em Interlagos. Terceira volta e os carros escorregam em alguns pontos da pista . Mas na quarta volta , Gustavo Sondermann sobe a junção e entra na Curva do Café pisando forte para ganhar velocidade na reta dos box , quando em meio a uma nuvem formada pelo spray produzido pelos pneus , ele recebe um leve toque na trazeira dado por Tiago Geromini , que com certeza nada via. É o começo de um dos piores acidentes já ocorridos nesta pista , que é considerada uma das mais moderna e seguras no Brasil. O Montana de Sondermann perde o controle , monta na zebra e escorrega totalmente desgovernado , em direção do muro da Curva do Café. Com uma área de escape praticamente inexistente , o carro ricocheteia e é atingido por Pedro Boesel que o acertou em cheio e pelos carros pilotados por Marcelo Cesquini e Marcelo Tomasoni. Pelo rádio e recebida a ordem: "Todos os postos , procedimento de Saffety Car". Passada uma volta vem outra ordem: "Bandeira Vermelha, Bandeira Vermelha...Prova encerrada...Prova Encerrada".
Dai passaram-se alguns longos minutos de silêncio total nos rádios e o autódromo calado . Chega a primeira ambulâcia e o resgate age rápido. Sondermann , foi atendido na pista e veio a falecer durante a noite deste domingo negro para o automobilismo nacional.
Nesta curva , a três anos morreu Rafael Sperafico , então companheiro de Sondermann na equipe. Quantas vidas mais , terão que se perder nesta que já é chamada por alguns de a curva da morte ou curva maldita.
A curva em si não é o problema. O grande problema é a área de escape , que mais parece um acostamento .Outro fator que pode ter contribuído para o acidente foi um pneu (trazeiro direito) montado com com os sulcos para tráz. Muita coisa ainda vai ser dita e especulada.
Uma solução terá que ser tomada com urgência. Uma gincane , ou uma obra para melhorar a área de escape. 
Basta , talvez , demolir parte das antigas arquibancadas de concreto e afastar o muro para que os carros ou motos que ali escaparem , não ricocheteiem e volte para a pista totalmente sem controle e sem tempo de uma ação de desvio dos outros carros.

Fica aqui , os meus sentimentos a Família Sondermann. Que ele encontre a luz e descanse em paz....Saudades 

sexta-feira, 1 de abril de 2011

GP da Autrália de F1 - Melbourne 2011

Tivemos na madrugada do último domingo , dia 27 de março , , a prova de abertura da temporada 2011 de F1 , na Austrália.
Vettel da RBR deu mais um show de pilotagem e venceu de ponta a ponta , somando assim seus primeiros 25 pontos.
E ao que parece , até com uma certa facilidade.
Dai vão meus questionamentos:

- Vettel venceu de ponta a ponta sem o uso do Kers e ao que parece , sem o auxílio das asas móveis.
- Hamilton e a McLaren realmente acertaram a mão ou foi devido as condições de pista travada e sua habilidade natural , que fizeram ele chegar em segundo lugar.
- Vitaly Petrov foi muito consistente a corrida toda e a Lotus Renault , mostrou-se um carro rápido e confiável. Mas ainda acho que o ótimo Robert Kubica fará falta no decorrer do campeonato.
- A Ferrari terá que evoluir muito  , pois mesmo com o uso do Kers e das asas , ficou muito atrás dos 3 primeiros. Ao que parece , falta potência as máquinas de Maranello.
- Webber  parece ter se acomodado e assumiu o papel de segundo piloto da RBR , o que pode ser ruim para a equipe , já que o sucesso do ano passado , deveu-se em parte a disputa aberta e as quase condições iguais que os dois pilotos tinham.
- Massa também sofreu com a falta de potência da Ferrari e me pareceu que a tal "adaptação" os pneus da Pirelli , não foi tão positiva como foi falado. É outro que terá que trabalhar mais e falar menos , assim como seu companheiro de equipe , Fernado Alonso.
- Nosso Barrichello , até que andava bem e buscava espaços para ultrapassar Nico Rosberg , quando os dois se tocaram e ai a sua corrida ficou comprometida. O que ficou provado foi que a Willians terá que trabalhar muito duro no desenvolvimento do câmbio , pois , apesar de ser um novo conceito (O câmbio é menor) , mostrou-se frágil na pré-temporada e na corrida também quebrou.

- A Mercedes vai levar mais um baile este ano e ficou provado que as super voltas nos testes em Barcelona , foram com configurações especiais. Shummy e Rosberg terão sérios problemas.
- Barrichello , sozinho na Willians , terá que achar uma maneira do novo câmbio ser mais resistente. Além disso , não pode o piloto com mais GPs disputados , cometer tantos erros em um final de semana.
- Ainda sobre a Willians , eles devem estar frustrados com a decisão de mandar embora Hulkemberg e contratar por um punhado de dólares ( isto é título de um filme!!!) , Pastor Maldonado.

- Tivemos a desclassificação dos dois carros da Sauber , por irregularidade nas asas.
- Sergio Perez e Kamui Kobayashi , apesar das respectivas desclassificações , andaram muito bem.

- O lugar das equipes Virgin e Hispânia , definitivamente , não é na F1.
- A Toro Rosso , cumpre bem seu papel de equipe propaganda e vai andar no pelotão do meio.
- O Team Lotus , ainda não achou o que quer fazer na F1. Agora não da para reclamar do motor , já que tem os poderosos Renault R27.
- Os pneus Pirelli realmente dão mais pegada , mas com o desequilíbrio dos carros em início de temporada , simplesmente detonam mais rapidamente os P-ZERO. A estratégia das corridas , parece que continuará a ser de suma importância.

- E para terminar , tivemos a melhor volta , cravada por Massa , nao sei como , com o tempo de  1min28seg947.

Aguardemos o GP da Malásia para termos uma idéia do comportamento de carros e pilotos em uma pista de verdade....