Domingo , 03 de março de 2011. Dia de corrida em Interlagos. Três categorias correram neste dia.
A Mini Challenger , a Stock Car V8 e a Copa Montana. Ao que tudo indicava , teriamos mais um domingo festivo e de boas corridas . O dia começou com sol e pista seca , depois de uma noite chuvosa em São Paulo.
Os Mini andaram forte , assim como os Stock. Quando estava para liberar os box para a Copa Montana , o céu já etava carrancudo , com nuvens escuras pairando sobre o autódromo José Carlos Pace. Começa uma garôa fina , porém intensa que literalmente , encharca a pista. As pick-ups saem dos boxes e depois de algumas voltas e muita conversa , todos resolvem largar com pneus para pista molhada. A largada foi dada sob bandeira amarela e Safety Car na pista. Após duas voltas , o Safety Car vai para os box e o ronco forte das Montanas , ecoam em Interlagos. Terceira volta e os carros escorregam em alguns pontos da pista . Mas na quarta volta , Gustavo Sondermann sobe a junção e entra na Curva do Café pisando forte para ganhar velocidade na reta dos box , quando em meio a uma nuvem formada pelo spray produzido pelos pneus , ele recebe um leve toque na trazeira dado por Tiago Geromini , que com certeza nada via. É o começo de um dos piores acidentes já ocorridos nesta pista , que é considerada uma das mais moderna e seguras no Brasil. O Montana de Sondermann perde o controle , monta na zebra e escorrega totalmente desgovernado , em direção do muro da Curva do Café. Com uma área de escape praticamente inexistente , o carro ricocheteia e é atingido por Pedro Boesel que o acertou em cheio e pelos carros pilotados por Marcelo Cesquini e Marcelo Tomasoni. Pelo rádio e recebida a ordem: "Todos os postos , procedimento de Saffety Car". Passada uma volta vem outra ordem: "Bandeira Vermelha, Bandeira Vermelha...Prova encerrada...Prova Encerrada".
Dai passaram-se alguns longos minutos de silêncio total nos rádios e o autódromo calado . Chega a primeira ambulâcia e o resgate age rápido. Sondermann , foi atendido na pista e veio a falecer durante a noite deste domingo negro para o automobilismo nacional.
Nesta curva , a três anos morreu Rafael Sperafico , então companheiro de Sondermann na equipe. Quantas vidas mais , terão que se perder nesta que já é chamada por alguns de a curva da morte ou curva maldita.
A curva em si não é o problema. O grande problema é a área de escape , que mais parece um acostamento .Outro fator que pode ter contribuído para o acidente foi um pneu (trazeiro direito) montado com com os sulcos para tráz. Muita coisa ainda vai ser dita e especulada.
Uma solução terá que ser tomada com urgência. Uma gincane , ou uma obra para melhorar a área de escape.
Basta , talvez , demolir parte das antigas arquibancadas de concreto e afastar o muro para que os carros ou motos que ali escaparem , não ricocheteiem e volte para a pista totalmente sem controle e sem tempo de uma ação de desvio dos outros carros.
Fica aqui , os meus sentimentos a Família Sondermann. Que ele encontre a luz e descanse em paz....Saudades
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